Na realidade as coisas estão piorando, agora os correios estão cercando inclusive as cartas dentro do país, tive que preencher uma declaração de conteúdo ao receber uma carta (com apenas 6 moedas dentro) pois estão enviando as declarações para "análise".
Também ouvi falar que inclusive as vendas de moedas no Mercado Livre nem tem mais opção de envio por carta, apenas PAC, seria um convênio de correios com o ML. (Não chequei essa informação).
Quote: "Geison"Acho que ninguém está com coragem pra tentar enviar e arriscar perder moedas =(
Mas tenho a impressão que vários brasileiros do site estão com vários ratings novos... Mas fico no aguardo de novas informações.
Eu parei de trocar. Tenho 2 trocas pendentes. Ontem enviei uma carta com cédulas para pagar a dívida de uma delas.
I collect coins and (Unc)banknotes. I want to swap with friend of all world. I can send coins and (Unc) banknotes from Brasil and others countries. Also phonecards from Brasil
Quote: "Geison"Acho que ninguém está com coragem pra tentar enviar e arriscar perder moedas =(
Mas tenho a impressão que vários brasileiros do site estão com vários ratings novos... Mas fico no aguardo de novas informações.
Eu parei de trocar. Tenho 2 trocas pendentes. Ontem enviei uma carta com cédulas para pagar a dívida de uma delas.
Foi o que fiz numa troca, disse que não podia mandar moedas por causa desse BO e ele aceitou cédulas (que mandei na quinta junto com uma cartinha e um cartão postal daqui). Agora é esperar.
Any news guys ?
Does the post allow to send coins now ?
I see some brazilian collector getting positive ratings these days and they are doing swaps too
So wanted to know
Thank you
Jahid
I've tried to send coins to friends in other countries last month but all my letters were returned back.
Since the packages that are sent to other cities inside Brazil aren't scanned in x-ray machines (like the ones that are sent abroad), we are "allowed" to exchange coins to other people here in Brazil, maybe that's why you have seen some brazilian friends receiving ratings these days.
I've also heard that if we send less than 10 coins per package, the letter isn't retained by the customs, but I haven't done this yet.
Bem, a carta que mencionei no post do mês passado chegou sã e salva no destino (na Romênia) sexta passada (e a de lá chegou nesta segunda, tudo ok também). A carta do Márcio parece que chegou sã e salva também pelos ratings.
Então, enviar notas ainda funciona (basta tomar os cuidados básicos).
P.S.: Alguém pode confirmar essa história de "menos de 10 moedas por pacote" do post anterior?
Quote: "felipeabatti"Alguma notícia nova, pessoal? Alguém tem conseguido trocar moedas com os gringos?
I'm from Russia. In may 2017 I made the exchange with a collector from Brazil. I received a letter with coins from Ricardo Biliatto, it was marked priority and it was going for 34 days from Brasila up to Russia. Ricardo Biliatto is an honest partner. All the negative phenomena due to the rules of mail of Brazil. However, Ricardo Biliatto has unsubscribed. He/She is not a member of Numista anymore.
Ricardo Biliatto sent me 12 coins, which were packed by two coins in one holder. Thus, when the x-ray scan of the package was visible only 6 coins.
One of my packages was delivered yesterday. So it's possible to swap with Brazilian collectos. You just have to pay attention to all requirements. I asked for IPHAN's authorization. You have to fill lots of paper and wait up to 15 days. They answered me in 13 days. With IPHAN's authorization at the envelope, Brazilian Customs left the package go. At least you know now that it's possible to swap. It gives lots of work, but I think it's worth.
I am interested in swapping world coins. Please let me know if you are interested too
I am just curious to know if this rule is also applicable to Paraguay?
I mean, will you have such constraint if you send your coin to Paraguay?
I'm just questionning because the border between Paraguay and Brazil is very open. So then it may be possible to send your coin first to Paraguay and then to the final destination?
On regulations there is nothing related to the country of destination. I am not sure if there is any difference because of Mercosul. It's safer to fill the forms and ask for authorization. But this is not a problem for me. In 15 days IPHAN gives authorization and I can send the coins without worry. If you want to swap, I am available.
I am interested in swapping world coins. Please let me know if you are interested too
Quote: "gsereno"Eu já mandei moedas de real pelos Correios e não tive problemas. Disse que eram moedas de coleção. A Receita Federal não criou problemas
Interessante saber disso, porém o intuito original da pergunta era saber se existe um procedimento oficial, de preferência de preço não exorbitante, que pudéssemos usar sem ficar estressados com a possiblidade de sermos barrados por correios, PF, seja lá que for.
A permissão do IPHAN já foi um passo importante nessa direção, porém parece ainda que em outras esferas ainda não é fácil ser colecionador de moedas de circulação.
Parece até que somos muambeiros, ou queremos esvair o tesouro nacional !!!
Lets adopt the KISS philosophy, "Keep It Simple Sucker"
Por experiência própria, PF e Receita Federal não ligam se as moedas que você está enviando são ou não de circulação. Tendo a autorização do IPHAN, eles não criarão problemas.
Quote: "felipeabatti"Alguém sabe se ainda precisa de autorização do IPHAN?
Não testei o envio internacional sem essa autorização, mas nas três que enviei nos últimos meses, não tive problemas ( pelo menos isso foi o que disseram os que receberam as moedas ).
Na última enviei mais de 10 moedas do Real.
Lets adopt the KISS philosophy, "Keep It Simple Sucker"
Quote: "gsereno"I don't think so. It's just a Brazilian law.
I was not clear enough, I mean if you sned your coin from Brazil to Paraguay, will you have to fill a form the n?
Você sabe quanto custo mais ou menos uma remessa para Europa, saindo do PY?
Também não arrisquei enviar sem autorização. Ainda mais porque não vale arriscar. É trabalhoso, mas não gera custo algum. Pelo menos no IPHAN de Brasília dá para você mandar toda a documentação por e-mail e normalmente a autorização sai em uma semana. O maior problema tem sido o custo do envio. Porque para cumprir a regra você terá que enviar por Leve Internacional ou EMS e o custo vai ser no mínimo R$ 120,00
Quote: "gsereno"O maior problema tem sido o custo do envio. Porque para cumprir a regra você terá que enviar por Leve Internacional ou EMS e o custo vai ser no mínimo R$ 120,00
E agora tem aquela taxinha de R$ 15,00 para receber qualquer pacotinho do estrangeiro.
I never tried. But when the xray shows something made of metal, they usually open the envelope. It's better and safer to ask for IPHAN's authorization before.
Pessoal infelizmente nosso país é uma vergonha em vários aspectos, estão querendo preservar o patrimônio cultural da mesma forma que preservaram o museu do Rio de Janeiro. Sou novo em colecionismo de moedas e aqui tenho conseguido bastante informaçõe sobre coleção obrigado a todos colegas numismatas.
Sei que aqui talvez não seja o lugar ideal para o tipo de duvida que tenho mas alguém conhece um site bom como esse relacionado a cédulas?
Forte abraço pessoal!