Postal Office extra fee - Brazilian collectors only

4 posts
Hi all,

I have some questions about a new fee from Brazilian Postal Office, so let me write only in portuguese from here.

Pessoal,

Estou no meio de uma troca com um colecionador na Turquia, e como sempre o pacote ficou em Curitiba. A novidade foi que após ter sido liberado sem tributação, ele ganhou o status de "Aguardando pagamento".

Após alguma pesquisa, vi que se trata do "Despacho postal", R$ 15,00 cobrados agora indiscriminadamente para qualquer "encomenda" internacional.

Gostaria da opiniao de vocês sobre algumas dúvidas:

- Me pareceu que a taxa foi em função das importações, e o que fazemos numa troca não é uma importação, assim teríamos como nos livrar dela ?

- Alguem sabe de como andam as ações de Procons ou MPs, vi que existiram algumas mas não encontrei novidades.

- Em outra linha de raciocínio, alguem tem experiência em enviar moedas para fora de outra forma que não os correios ?

Em tempo, para que o pacote não fosse devolvido, já que temos 30 dias para pagar, achei por bem não perder as moedas e paguei a taxa.

Att,

Marcelo
Lets adopt the KISS philosophy, "Keep It Simple Sucker"
Lembro que saiu em todos os sites de notícias quando os correios anunciaram isso em agosto, mas de lá pra cá não vi mais nada; e se tivesse acontecido algo mais contundente, como uma liminar, teria saído nos jornais.

Pelo que lembro a taxa é pra "cobrir os custos de tramitação na alfândega", por isso estão cobrando por tudo que seja maior que uma cartinha (não importa se comprou, trocou ou ganhou de presente).

Nunca mandei moedas pra fora (só notas e selos), até porque quando comecei a colecionar já tinha a nova regra do IPHAN. E agora com essa sobretaxa só faço trocas/compras pequenas ou que não envolvam moedas (coisa que dá pra mandar em envelope normal).
Com relação ao IPHAN, acho até tranquilo, nas trocas que fiz sempre foi rápido e sempre foi autorizado.

E com a autorização na mão os correios não rejeitam o pacote, feito às vezes fazem nos envios nacionais.

O problema é mais um gasto e é no recebimento, o que impede QQ tentativa de alternativa.

Eu tento fazer trocas grandes, exatamente pra diluir o valor do envio, agora tenho q contabilizar TB esses r$15.
Lets adopt the KISS philosophy, "Keep It Simple Sucker"
Quote: "trvrhldr"agora tenho q contabilizar TB esses r$15.

​Sem falar que a parte de importações do site dos correios não é da melhores... se é que carrega. E ainda é obrigado a ter cadastro pra poder gerar o boleto (não dava pra simplesmente pagar na agência na hora de retirar?).
Todo mundo ficou bem p... na época por causa disso.

» Forum policy

Used time zone is UTC+2:00.
Current time is 17:09.